Varizes, como preveni-las e quais os Fatores de Risco?

As Varizes, aquelas veias visíveis e dilatadas, não são um problema apenas estético, já que por causarem alteração no fluxo sanguíneo entre as pernas e o coração, elas podem trazer uma série de sintomas muito incômodos, interferindo na qualidade de vida de quem sofre desse problema.

Na verdade, as veias acabam se dilatando, justamente, pelo fato do sangue ter dificuldade em percorrer o corpo e chegar ao coração.

E isso acontece porque no interior das veias existem pequenas válvulas que impedem o retorno venoso para as extremidades, se essas válvulas não se fecharem, vai acontecer o retorno, aumentando a quantidade de sangue no interior das veias, causando a dilatação.

Muitas podem ser as causas das varizes, as mais comuns são hereditariedade e hormônios.

Varizes na Gravidez

Por isso, as grávidas são muito atingidas pelo problema, já que durante uma gestação há uma maior liberação de hormônios, o que pode causar diminuição do tônus da parede venosa.

Já, quando uma gestação chega ao final, o útero comprime as veias do abdômen, o que pode, também, causar varizes.

Varizes e Estilo de Vida

O estilo de vida, certamente, também pode influenciar o surgimento de varizes, desde maus hábitos alimentares, obesidade ou trabalhar durante muito tempo em pé, ou sentado.

Como prevenir varizes

Quem pretende se prevenir do problema, a dica é começar desde cedo usando o vazitran que é um produto natural para prevenir e tratar as varizes, o quanto antes e, em caso de predisposição genética, é preciso iniciar a prevenção durante a adolescência.

Confira abaixo algumas dicas para se prevenir das varizes:

  • Controle o peso: pessoas acima do peso têm uma maior predisposição a ter varizes, e quanto mais peso, mais risco das varizes aumentarem, tornando-se mais grossas.
  • Evite carregar peso ou exercícios físicos de alto impacto, como musculação mais pesada, que costumam provocar grande tensão nos vasos, dilatando as varizes.
  • Evite ambientes com alta temperatura, como saunas, sessões de bronzeamento e banhos quentes demorados, que também provocam a dilatação dos vasos.
  • Procure, ao menos, uma vez ao dia, elevar as pernas, deixando os pés mais altos que o coração, para que o sangue circule pelo corpo.
  • Invista em passeios, caminhadas e lazer. Os momentos de lazer ajudam a relaxar a mente e o corpo, facilitando o bombeamento do sangue.

Fatores de Risco para o surgimento de  Varizes

Muitos podem ser os fatores de risco, porém, dentre os que mais aumentam o risco de desenvolver varizes podemos citar:

  • Gravidez;
  • Idade avançada;
  • Excesso de peso e obesidade;
  • Histórico familiar de varizes;
  • Passar muito tempo em pé, ou numa mesma posição;
  • Passado de trombose venosa Profunda.

Enfim, para poder amenizar ou diminuir o risco de ter varizes, é preciso adotar uma alimentação saudável, praticar exercícios, beber muito líquido, procurar se movimentar, evitando ficar numa mesma posição por muito tempo. Com essas simples atitudes, com certeza, conseguirá prevenir as varizes e outros problemas decorrentes de um estilo de vida não muito saudável.