Dicas Para Quem tem Osteoporose

osteoartrite é a doença articular mais comum em nosso país; Sabe-se que afeta cerca de sete milhões de espanhóis. Consiste em um “desgaste” da cartilagem articular que pode ser progressivo. A doença pode afetar qualquer articulação, mas as mais frequentes são as das mãos , joelhos , quadris e coluna vertebral ( cervical e lombar)) Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a osteoartrite não é uma doença exclusiva da velhice; Qualquer um pode sofrer. 

A osteoartrite aumenta sua frequência com a idade e é mais comum em mulheres e em pessoas geneticamente predispostas, mas – embora muitos desses fatores não possam ser modificados – é possível evitar sua aparência e progressão, muitas pessoas estão fazendo o uso o flex caps que alem de aliviar as dores articulares, ele ainda ajuda em vários outros aspectos.

Durante as estações frias, os sintomas da osteoartrite tendem a piorar e isso aumenta o número de consultas feitas aos consultórios médicos. Existem milhões de consultas que, por esse motivo, são feitas anualmente na Espanha. A Sociedade Espanhola de Reumatologia  (SER) desenvolveu um catálogo de 10 recomendações para os pacientes, para que eles possam entender melhor sua doença e melhorar sua qualidade de vida.

1. Mantenha um peso corporal correto.

A obesidade é uma das causas da doença e também a faz progredir mais rapidamente. Se você é obeso ou está acima do peso, inicie um programa alimentar que faz você perder peso; O seu médico pode ajudá-lo nesse sentido. Não são necessárias dietas especiais, nem alimentos completamente proibidos nesta doença. Uma dieta de baixa caloria é suficiente

2.- Calor e frio.

Em geral, o calor é mais benéfico na osteoartrite. Pode ser aplicado em casa, com o tapete elétrico ou bolsa de água quente colocada sobre a articulação dolorosa. Eles aliviam a dor e relaxam os músculos. Ocasionalmente, a articulação artrítica pode ter um surto inflamatório intenso e, nessas ocasiões, é útil aplicar frio local usando compressas de gelo ou banhos frios.

3.- Medicação.

Existem muitos tipos de medicamentos que podem ser benéficos nesta doença. Existem analgésicos, anti-inflamatórios, géis e cremes, infiltrações locais e medicamentos que podem impedir a progressão da osteoartrite. No entanto, deve ser o seu médico ou reumatologista quem decide, a cada momento da evolução, qual é o correto para você. 

Não se automedique. As terapias chamadas alternativas – como acupuntura, osteopatia, ervas … – não se mostraram cientificamente eficazes, mas se você quiser usá-las, consulte seu médico primeiro para evitar problemas.

4.- Hábitos posturais.

Dormir em uma cama plana. Evite sentar em poltronas ou sofás afundados e use cadeiras com encosto reto, onde seus quadris e joelhos mantêm uma posição natural e seus pés estão em contato com o chão.

5.- Exercício.

O exercício protege a articulação e aumenta a força dos nossos músculos. Minimizar a mobilidade, torna a pessoa artrítica dependente dos outros. Caminhar, andar de bicicleta e nadar são bons, mas esportes de contato ou alta sobrecarga física são menos recomendados. Também existem exercícios específicos para cada articulação afetada pela doença; Pergunte ao seu médico ou reumatologista e faça-o diariamente.

6.- Descanse.

Não é contraditório com o ponto anterior. A osteoartrite é uma doença com períodos intermitentes de dor, e para mais fases dor repouso relativo é benéfico. Também é bom inserir pequenos períodos de descanso durante as atividades da vida diária.

7.- Evite sobrecarregar as articulações.

Não tome pesos excessivos, tente não andar em terrenos irregulares e não fique em pé excessivamente sem descansar. Use um carrinho para realizar compras. Se você sofre de osteoartrite do joelho ou do quadril, o uso de uma bengala diminui a sobrecarga dessas articulações.

8.- Calçado adequado. 

Se você tem osteoartrite lombar, quadril ou joelho, use um sapato de sola grossa que absorva a força de impacto do pé contra o chão ao caminhar. Isso também pode ser alcançado com palmilhas ou calcanhares de silicone colocados no sapato. Não use sapatos com saltos excessivos. É preferível usar sapatos baixos ou com salto leve.

9.- Spas.

Os spas aplicam águas medicinais minerais, geralmente térmicas, para o tratamento da osteoartrite. Com isso, eles conseguem melhorar a dor e relaxar os músculos contraídos. Os chamados centros de SPA (saúde da água) realizam tratamentos estéticos e de relaxamento através do uso de água que, no entanto, não possui características medicinais minerais, como spas. Ambas as formas podem ser úteis na osteoartrite.

10.- Mantenha uma atitude positiva.

A osteoartrite, apesar de tudo, permite manter uma vida pessoal e familiar completa, com muito poucas limitações. Nos casos mais avançados e no pior dos casos, existem tratamentos cirúrgicos que podem resolver o problema. A osteoartrite por si  só não afeta a vida e o progresso em sua pesquisa e tratamento é contínuo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *