5 dicas para prevenir câncer de próstata

Você se preocupa em se prevenir do câncer de próstata? Não sabe como fazer? Então, confira aqui 5 dicas de prevenção.

Já se sabe que cada edição da campanha Novembro Azul,  é focada no combate e nas formas de prevenir o câncer de próstata, que é o tipo mais comum de câncer entre os homens, causando a morte de  28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.

Por isso, a Sociedade Brasileira de Urologia achou urgente lançar a campanha Novembro Azul, que realiza diversas ações ao longo do mês, visando estimular a população masculina a vencer tabus e preconceitos em relação ao assunto e passar a cuidar da saúde.

Segundo especialistas, é possível prevenir a doença com essas 5 dicas, além disso o cura prost funciona muito bem para prevenir doenças de próstata. Confira:

Vencendo o preconceito

Infelizmente, os anos passam e o preconceito ainda é enorme em relação e talvez seja o principal obstáculo da descoberta e cura da doença.

Quando descoberta aos primeiros sinais, a doença é tratada e curada, mas, do contrário, deixando o preconceito falar mais alto, o que poderia ser tratado, ainda no início, corre o risco de se espalhar para outros órgãos e não ter mais tratamento que possa curar.

Vencendo o preconceito, o paciente pode buscar ajuda logo aos primeiros sinais e  salvar a própria vida.

Se alimentando de forma saudável

Não é de hoje que já se sabe que hábitos ruins, principalmente, alimentares, pode ocasionar uma série de doenças e com o câncer de próstata não é diferente. É fundamental ter hábitos saudáveis e uma alimentação equilibrada para manter o peso adequado, isso irá ajudar a prevenir o câncer de próstata, assim como, várias outras doenças.

Assim, se alimentar com pouca gordura, mantendo uma dieta equilibrada,  é uma ótima forma de combater o câncer de próstata, e outras doenças.

Praticando exercícios físicos regularmente

Já foi comprovado cientificamente que a obesidade, geralmente, resultante de uma alimentação nada saudável e com excesso de gordura, é um grande fator de risco para o desenvolvimento do câncer de próstata, assim como, uma série de outras doenças.

Por isso, é fundamental adotar a prática de exercícios físicos para controlar o peso e, claro, como já foi listado, priorizar uma alimentação saudável.

Abolindo o cigarro

Os tempos mudaram, se até décadas passadas o cigarro era sinônimo de status, hoje ele se transformou em um dos maiores vilões da saúde. Assim, o tabagismo está entre os maiores inimigos da próstata, sendo um grande agravante dessa e outras doenças.

Indo ao médico

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, mesmo quem não apresente sinal algum do problema, até porque o câncer de próstata é uma doença sem sintomas na fase inicial, o aconselhável é, a partir dos 50 anos, procurar um profissional para uma primeira avaliação.

Vale saber que, para investigar um possível câncer de próstata, o paciente tem que passar por dois exames:

  • toque retal ( para avaliar o tamanho, a forma e a textura da próstata),
  • Antígeno Prostático Específico ou PSD ( para confirmar uma possível suspeita é feita uma biópsia).

Porém, vale ressaltar que, embora o primeiro exame seja aconselhável após os 50 anos, quem já tiver caso na família deve começar os exames já a partir dos 45 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *